Com aplicações na construção civil, serralherias, tubos, componentes e peças, a chapa fina frio nada mais é que um laminado de aço fabricado por meio de processo a frio, empregado a uma lâmina quente. A fabricação exige equipamentos de alta tecnologia que acompanhem os avanços no setor. Para atender aos diversos segmentos, é possível obter de uma única chapa fina frio produtos com vários graus de qualidade.
Para atender os diversos segmentos, como comercial e industrial, as fabricantes devem seguir as normas técnicas definidas para cada setor. Assim, a chapa fina frio garante o desempenho necessário para os diferentes tipos de projetos. Uma das aptidões da chapa fria é a sua resistência, garantida durante o processo de fabricação.
O perfil técnico da chapa fina frio começa por suas dimensões que variam de 0,25 mm a 3,00 mm, a largura é a partir de 25 mm e pode chegar a 1800 mm. O comprimento também é bastante variado de 200 mm até 6000 mm. O formato também muda a depender do objetivo, pode ser chapa, bobina, rolo ou blank. Durante o processo de criação do laminado, é comum revestir sua superfície com óleos protetivos, tornando o material resistente à corrosão.
Muitos segmentos empregam a chapa fina frio em seu trabalho, utilizando formatos comuns ou personalizados. Geralmente, a lâmina pode ser encontrada nos seguintes setores:
O formato e o tamanho da peça são definidos por quem adquire a chapa. O corte é feito por empresas especializadas, que seguem o desenho técnico do projeto. Os fornecedores devem conter certificado de qualidade. O documento é expedido pelas principais usinas de estrutura de aço, entre elas: CSN, Usiminas e Arcelormittal.
A Aços Granjo faz a distribuição de chapas fria de marcas reconhecidas no
mercado de estrutura de aço. A empresa também trabalha com chapa fina frio nas dimensões exigidas pelo cliente. Distribui o produto para todo estado de São Paulo com a rapidez e segurança que a sua empresa precisa.